"Lixo Tour"

    Poder Público

    11/09/2014

    Sobre o Projeto

    Descrição

    Na cidade de São José dos Campos, as mais de vinte anos acontece a coleta seletiva. Desde então se tornou perceptível a necessidade de que as pessoas deveriam conhecer a trajetória do lixo na cidade, para que pudessem cada vez mais perceberem a importância da coleta. O Aterro Sanitário da cidade abriu então as suas portas para o receber o público em geral em suas dependências, aonde poderíamos então expor a problemática socioambiental que os nossos resíduos estão envoltos. Recebemos então as pessoas na sala ambiental, onde apresentamos todo o caminho dos resíduos sólidos em nossa cidade, através de uma abordagem prática e objetiva, sendo que, os participantes podem observar através de um mezanino todo o trabalho dos agentes ambientais na separação dos recicláveis. Os visitantes podem também conhecer o Museu do Lixo, a Estação de Biogás, a Lagoa de Chorume, as Áreas encerradas e a Frente de Aterro. o Sr. Rubens Dalprat a mais de vinte anos segue a frente deste trabalho no Aterro.

    O que motivou a iniciativa

    Desde a implantação da coleta seletiva na cidade, houve a necessidade de integrar as pessoas junto as questões socioambientais relacionados aos resíduos sólidos.

    Principais resultados

    O aumento gradativo da coleta seletiva, a mudança de comportamento do joseense em relação aos resíduos sólidos e o atendimento de 6.000 visitantes em média por ano no Aterro Municipal

    Desafios Enfretados

    Os desafios foram diversos, desde a implantação da estrutura adequada para receber os visitantes, sensibilizar as pessoas quanto a importância de fazermos parte não só dos problemas, mas também das soluções, além de auxiliar na formação das pessoas que fariam frente a transmissão das informações.

    Lições aprendidas

    s lições são várias, mas o mais importante é podermos entender o quanto o processo educacional é importante para a transformação das pessoas e para as mudanças de comportamento.

    Fotos

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    Urbam - Urbanizadora Municipal s/a
    CNPJ
    45693777000117
    Endereço
    Rua Ricardo Edwards, 100 - Vila Industrial São José dos Campos
    Equipe Técnica
    Roberto Massareli Rubens Dalprat Cremilda de Jesus Belarmino
    Instituições Parceiras
    Prefeitura Municipal de São José dos Campos

    Categorias

    Domiciliar Urbano - Fração Inorgânica
    Domiciliar Urbano - Fração Orgânico
    Executivo - Municipal
    Limpeza Urbana
    Serviços de Saúde

    Práticas Relacionadas

    + visualizar mais práticas