LABORATÓRIO SUSTENTÁVEL DE MATEMÁTICA(LSM)

    Poder Público

    17/09/2014

    Sobre o Projeto

    Descrição

    O projeto LSM nasceu da percepção da necessidade da utilização de materiais manipulativos para a melhoria do aprendizado de Matemática, a partir de uma pesquisa de campo, no Colégio Estadual Hebe Camargo, e a abundância de material reciclável no bairro no qual a unidade escolar está localizada (Pedra de Guaratiba-RJ), a professora Daniela iniciou este projeto, onde objetos de aprendizagem ecológicos específicos, mediadores do aprendizado de Matemática, são confeccionados com material reciclável doado pela comunidade escolar. Tais materiais são construídos segundo três vertentes: a primeira contempla os fundamentos matemáticos necessários ao aprendizado de Matemática no Ensino Médio. A segunda contempla as habilidades e competências a serem trabalhadas no ano letivo corrente. A terceira contempla responsabilidade ambiental, uma vez que o acervo que compõe este espaço é composto de material descartado e reciclável. Trata-se, portanto, um projeto de educação Matemática e Ambiental.

    O que motivou a iniciativa

    Durante as avaliações diagnósticas das turmas ingressantes no ensino médio do Colégio Estadual Hebe Camargo para as quais leciono Matemática, constatei que muitos alunos apresentavam dificuldades na compreensão e alguns até mesmo demonstravam certo desconforto em relação à disciplina. Em meu entendimento, dificuldade esta que advêm de um ensino tradicional de Matemática, o qual tem fomentado esta resistência à matéria, dada a opção predominante de seus docentes por um ensino descontextualizado, conhecido pelo foco na memorização de conteúdo. A partir desta constatação, buscamos um novo modelo de ensino de Matemática e encontramos na construção do conhecimento a partir da utilização de objetos de aprendizagem o referencial necessário à formatação de um modelo diferenciado para o ensino desta disciplina. Vislumbramos então que a realização de um ciclo de oficinas, que mostrasse aos alunos que Matemática é ciência, poderia se constituir tanto em um caminho para a construção do sujeito do conhecimento matemático, quanto para a desconstrução de eventuais bloqueios emocionais em relação à matéria, utilizando para tanto a investigação e a experimentação.

    Principais resultados

    A avaliação dos resultados do projeto é muito positiva, pois a mudança de postura dos alunos foi evidente, eles estão mais interessados e dedicados. Até mesmo alunos que tinham aversão à Matemática começaram a superar este bloqueio, o rendimento na disciplina dos alunos participantes do ciclo de oficinas apresenta uma diferença consistente em relação às turmas que não utilizam esta metodologia, Para esta comparação adotamos como um dos parâmetros para avaliação dos resultados do projeto o Saerjinho (avaliação externa do estado do RJ) que nos permitiu mapear as habilidades e competências consolidadas, assim como as que ainda não assimiladas pelos alunos nos fornecendo subsídios importantes à melhoria contínua do processo de ensino aprendizagem. Também obtivemos resultados importantes ao fazer a comparação entre o desempenho em Matemática da turma 1001, em comparação com as demais turmas de mesmo nível de escolaridade da unidade escolar, apresentou uma evolução significativa uma vez que no primeiro bimestre a turma apresentou a segunda melhor nota em Matemática da escola em um desempenho compatível com as escolas de referência da rede e muito superior à média estadual e no segundo bimestre assumiu o 1º lugar da escola na disciplina Matemática, em relação à OBMEP, outro critério utilizado como avaliação do projeto, a turma 1001 conquistou 5 das 12 vagas disponíveis para a segunda fase alcançando 41,7% das mesmas, o que comprovou o seu sucesso.

    Desafios Enfretados

    O projeto de um aprendizado de Matemática através da experimentação e investigação em um ambiente sustentável foi apresentado de forma detalhada aos alunos na primeira oficina, preparada com materiais reciclados trazidos por mim e conduzida de forma leve e divertida. Neste encontro a proposta foi discutida com os alunos, e,em um primeiro momento, encontrou resistência de alguns educandos, pois os mesmos ainda estavam arraigados ao trinômio: definição+exemplo+exercícios. Entretanto, na medida em que as oficinas foram ocorrendo a resistência foi caindo e a participação dos educandos foi aumentando, extrapolando a sala de aula e alcançando toda a comunidade escolar, passando pelos muros da instituição e envolvendo os familiares neste projeto. É neste patamar em que estamos hoje que é o dos alunos totalmente adaptados às atividades de laboratório, pais participantes através não só de doações de matéria prima reciclável, mas também sugestões ao projeto advindas do acompanhamento das atividades de seus filhos no blog e redes sociais do projeto. Com este apoio todos os alunos envolvidos na atividade se encontram cada vez mais interessados,ativos no processo e consolidando progressivamente as condições para protagonizar o seu próprio aprendizado.

    Lições aprendidas

    Observou-se que a postura dos alunos mudou progressivamente durante a realização do ciclo de oficinas, havendo até mesmo casos de alunos que iniciaram um processo de desconstrução de bloqueios à Matemática. Também o comportamento e o interesse dos alunos participantes de todo o projeto aumentou consideravelmente, com os educandos passando de expectadores passivos, a sujeitos ativos no processo de ensino aprendizagem. Também em relação aos subsídios à construção do acervo do laboratório houve mudanças importantes, uma vez que inicialmente os alunos apresentavam total dependência do material trazido pela professora, atitude totalmente diversa da do final do semestre quando grande parte do material utilizado foi trazido pelos alunos, que passaram a identificar materiais que poderiam ser aproveitados nas oficinas e também passaram a contribuir com sugestões e a auxiliar na confecção de protótipos. Esta mudança de postura impactou positivamente os resultados das avaliações formativas aplicadas durante a realização do projeto que apontaram para uma melhoria de rendimento em relação às turmas não participantes desta proposta didática. Assim, o primeiro ciclo de oficinas Matemática é ciência se transformou de projeto pedagógico para prática diária e os materiais concretos especialmente confeccionados para este ciclo formaram o acervo inicial do Laboratório Sustentável de Matemática do Colégio Estadual Hebe Camargo. Este projeto foi muito trabalhoso, mas valeu muito à pena. Foi um semestre fantástico.

    Fotos

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    COLÉGIO ESTADUAL HEBE CAMARGO
    CNPJ
    20476361000116
    Endereço
    RUA PROJETADA S/N, PEDRA DE GUARATIBA, RIO DE JANEIRO-RJ
    Equipe Técnica
    CORPO DOCENTE-CORPO CURRÍCULO DA BASE COMUM E CORPO TÉCNICO FUNCIONÁRIOS
    Instituições Parceiras
    FAETEC INSTITUTO CLARO EMBRATEL FUNDAÇÃO XUXA MENEGHEL

    Categorias

    Domiciliar Urbano - Fração Inorgânica
    Executivo - Estadual/Distrital

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