COLETORTEC

    Setor Privado

    18/09/2014

    Sobre o Projeto

    Descrição

    Na busca de soluções ambientais para a destinação dos resíduos sólidos, a TECSCAN criou o COLETORTEC, carro plataforma motorizado para coleta seletiva, que valoriza a dignidade humana, resgatando ao indivíduo seu real valor na sociedade. Destinado aos catadores de materiais recicláveis, o COLETORTEC permite ao catador guiar o carro, sem carregar o peso do que foi coletado, o que proporciona grandes melhoras de ergonomia, qualidade das condições de trabalho e, por conseguinte, da qualidade de vida, inserindo-os de forma definitiva como colaboradores na limpeza urbana do município. O COLETORTEC possui capacidade de carga de até 500 kg, volume de 3 m³, caixa de transmissão com 3 marchas à frente e ré, o qual proporciona velocidade de até 7 km/h, além de sistemas de freio a disco e de estacionamento/emergência. Seu desempenho possibilita aumento de no mínimo 3 vezes a coleta pelo profissional catador em comparação aos carros de tração humana além de incremento da sua renda.

    O que motivou a iniciativa

    Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008, realizada pelo IBGE, são coletados diariamente 259 547 toneladas de resíduos sólidos domiciliares e públicos, sendo 50,8% destinados de forma inadequada em lixões. Ainda em 2008, a área urbana possuía 70 449 catadores de materiais recicláveis, sendo 43% do total organizados em cooperativas. Visando o alto percentual de catadores na população brasileira e organização do setor, a TECSCAN desenvolveu o COLETORTEC, criado como ferramenta para facilitar e incentivar o processo de coleta seletiva porta a porta, realizadas pelas cooperativas de catadores, aumentando o resgate de materiais recicláveis. Trata-se de carro plataforma motorizado para coleta seletiva, cujo principal objetivo é a inserção social, dignificando o trabalho dos catadores, fazendo de forma espontânea um processo educativo da população na separação dos resíduos recicláveis. A participação de catadores na destinação dos resíduos é ferramenta importante na preservação de aterros e fim de lixões e outras formas inadequadas de disposição final, já que grande quantidade de material será deslocada para a indústria de reciclagem, diminuindo a exploração dos recursos naturais.

    Principais resultados

    O desenvolvimento do produto foi regido pela simplicidade e robustez, tornando o COLETORTEC um produto de fácil colocação em todo território brasileiro, caracterizado como um produto nacional com peças de fácil acesso no mercado. Sua transmissão diferencial garante estabilidade em curvas e em todo tipo de terreno. Desta forma trata-se de um produto altamente reprodutível em qualquer região urbana ou rural que esteja interessada em transporte de baixo custo. O COLETORTEC incentiva a coleta seletiva e entidades comprometidas, provoca cultura socioambiental, educando a população e integração da sociedade para o desenvolvimento sustentável.

    Desafios Enfretados

    Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008, a coleta de materiais recicláveis por catadores é exercida, por pessoas de um segmento social marginalizado pelo mercado de trabalho formal, que tem na atividade de coleta uma fonte de renda que garante a sua sobrevivência. Ainda, segunda a pesquisa, não se tem conhecimento da escala de valores das categorias profissionais, de nenhuma outra atividade que seja tão estigmatizada e desprestigiada socialmente como o trabalho dos catadores. Os dados apontados pela pesquisa refletem a falta de profissionalização do trabalhador, o qual não tem direito a carteira assinada e seus benefícios, como férias e 13° salário, o que contribuiu para perpetuar a desvalorização do profissional e desestimular o crescimento do setor. Destaca-se também a falta de incentivos políticos quanto à reciclagem e a essa categoria, ainda que pela implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, vem mudando em ritmo lento.

    Lições aprendidas

    A melhoria e dignificação das condições de trabalho dos catadores, aliado ao aumento de produtividade do trabalhador, na possibilidade de renda adicional no espaço de propaganda nas laterais do carro, na possibilidade de expansão da coleta seletiva, além do alto rendimento energético e alcance aos terrenos de difícil acesso, torna o COLETORTEC vantajoso sob aspectos ambientais, sociais e econômicos. Ainda estima-se que com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, implantada em 2010, e priorização da reciclagem como destinação de resíduos, a mudança, ainda que gradual, na valorização do setor vai contribuir para ampliação do COLETORTEC no mercado brasileiro.

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    Tecscan Indústria e Comércio Ltda.
    CNPJ
    05213508000191
    Endereço
    Rua Allan Kardek, 445 – Bairro Kennedy, Contagem – MG, Brasil
    Equipe Técnica
    Ronaldo Carvalho Vitor Melo Rodrigo Torres Leonardo Mambrini Monica Rodrigues
    Instituições Parceiras
    No ano de 2005, a TECSCAN em conjunto com a Prefeitura de Belo Horizonte doou o primeiro exemplar do COLETORTEC à ASTEMARP (Associação de Trabalhadores em Material Reciclável da Pampulha). O veículo se encontra, desde a doação, em circulação nos bairros Santa Terezinha e Sarandi (classe C e D), e tem causado grande aderência por parte da comunidade, sendo capaz de chamar a atenção e instigar a população a participar, mesmo sem campanhas publicitárias para promover a coleta seletiva.

    Categorias

    Agrosilvopastoril
    Catadores de Materiais Recicláveis
    Comércio
    Construção Civil
    Domiciliar Urbano - Fração Inorgânica
    Domiciliar Urbano - Fração Orgânico
    Executivo - Consórcio Intermunicipal
    Executivo - Estadual/Distrital
    Executivo - Federal
    Executivo - Municipal
    Indústria
    Industriais
    Limpeza Urbana
    Ministério Público
    Movimentos Sociais
    ONGs
    Serviços

    Práticas Relacionadas

    + visualizar mais práticas